A Projeciologia é uma subdisciplina dentro da Parapsicologia, que estuda especificamente o fenômeno da projeção da consciência para fora do corpo humano.
O fenômeno da saída do corpo em estado consciente, denominado também "Experiência fora do corpo" ou "Projeção Astral", é a capacidade da pessoa desprender-se do seu corpo físico, deixando-o adormecido, enquanto se desloca e interage no mundo extra físico apenas com seu períspirito (ou corpo astral).
Durante este desprendimento, o espírito pode sair para longe de seu corpo e visitar locais distantes, conhecidos ou não. Estes locais situam-se em nosso plano físico ou nas esferas espirituais, onde podem ocorrer comunicações com outros espíritos, encarnados ou não.
Saiba mais:
Desde o final do século XIX, com o advento da "Society for Psychical Research" -S.P.R. - (Sociedade de Pesquisas Psíquicas), alguns pesquisadores dedicados vêm realizando esforços na tentativa de desmistificar o fenômeno, analisando-o de forma mais racional.
A S.P.R. foi fundada em Londres, Inglaterra, no dia 20 de fevereiro de 1882, por um grupo de cientistas interessados em pesquisar de maneira séria os
fenômenos parapsíquicos. Em 1886, a S.P.R. publicou uma obra de 1420 páginas, dividida em dois volumes, que é um marco na pesquisa psíquica.
Na década de 1980, o médico e pesquisador brasileiro Waldo Vieira criou o neologismo "Projeciologia" para designar o subcampo dentro da Parapsicologia responsável pelo estudo da experiência fora do corpo.
Com relação ao grau de consciência, as projeções podem ser classificados em três tipos: conscientes, semi-conscientes e inconscientes:
Projeção Consciente :
os projetores lembram-se perfeitamente de tudo o que realizaram durante a experiência, rememorando os fatos vividos com riqueza de detalhes, e em alguns casos, o projetor é capaz de ver perfeitamente o seu “duplo” bem próximo, ou seja, de ver a ele mesmo, no momento exato em que se inicia o desdobramento. Alguns flutuam e veem o corpo carnal abaixo deitado. Outros veem-se ao lado dos corpos. Geralmente esta recordação é bastante clara e a consciência é altamente lúcida neste instante.
Semi-consciente:
Eles têm uma recordação relativa, com conteúdo muito misturado às imagens.
Inconscientes:
Eles nada recordam, mas apresentam alguns sintomas projetivos.
Como funciona?
A projeção pode ser natural (involuntária ou espontânea) ou provocada (voluntária ou induzida).
Na que ocorre naturalmente, ou seja, na involuntária, o projetor afasta-se de seu corpo sem intencionar isso. Geralmente a pessoa deita e adormece normalmente, e quando desperta, se percebe flutuando fora do corpo físico.
A projeção provocada, ou voluntária é aquela produzida através de técnicas específicas, onde o projetor pode até mesmo escolher um alvo mental, ou um lugar pré determinado e deslocar-se para lá, podendo também ser promovida pela atuação de consciências extrafísicas (mentores ou obsessores) ou até mesmo através de preces ou meditação.
Favorece:
Nas horas em que seu corpo físico está adormecido, o projetor observa, trabalha, participa e aprende fora do corpo :
A realidade do mundo espiritual.
Pode encontrar pessoas amadas vivas, ou falecidas fora do corpo, comprovando a vida além da morte.
Consegue lembrar de suas vidas anteriores, comprovando a existência da reencarnação.
Pode prestar assistência extrafísica, através da exteriorização de energias fora do corpo, para doentes encarnados e desencarnados.